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artigos/media/896/image_gallery/cat_th406.jpgA Caterpillar acabou de introduzir no mercado agrícola três novos compactos carregadores telecóspicos. Começando pelo TH255, o modelo super-compacto da nova série, desenhado para trabalhar em zonas apertadas, o mesmo disponibiliza uma capacidade de carga de 2.500 kg, e uma altura máxima de elevação de 5,6 m com até 839 kg. Como principais dimensões, o TH255 apresenta-se com uma largura de 1,82 m e uma altura à cabina de 1,9 m. O raio de brecagem reduzido é de 3.2 m. Em termos de características gerais, o telescópico mais compacto da Caterpillar equipa com um motor  Cat 4.4 diesel de 84 hp, uma transmissão hidrostática e oferece três modos de viragem na condução para a maximização de manobras. Por último, a cabina do telescópico super-compacto, graças ao inteligente aproveitamento do seu design, é agradavelmente espaçosa e de muito fácil acesso.

Da série TH, novos são também os modelos TH406 e TH407. O primeiro dos quais com uma capacidade de carga de 3.700 kg, uma altura de elevação a 6,1 m e um alcance frontal de 3.1 m —, enquanto o TH407, tendo a mesma capacidade de carga, tem uma altura de elevação a 7,3 m e um alcance frontal de 3.7 m. Ambos os modelos equipam com um motor Cat 4.4 diesel de 101 hp como standard, ou opcionalmente com uma motorização de 126 hp, Como outros elementos de interesse: um diferencial de patinagem limitada é montado no eixo frontal; a cabina é igualmente nova, com aquecimento e ventilação melhorados (ar condicionado como opcional); mostrador LCD completo de indicações de interesse operacional, nomeadamente um indicador de estabilidade longitudinal de constante inspecção à segurança da carga, que automaticamente actua, com corte, sempre que é excedida a carga recomendada; e um código de arranque que reduz a possibilidade de roubos em estaleiros mal vigiados.



O fora-de-estrada fora-de-série

de Redação | Terça, 4 de Setembro de 2007



(fotos, Caterpillar)
Illinois, Estados Unidos - É da marca norte-americana Caterpillar o título de maior caminhão do mundo: o 797B, modelo fora-de-estrada para mineração da classe ultra. Não é para menos. Só para começar, vazio, este verdadeiro titã pesa mais de 600 toneladas (623.690 kg, para ser mais exato). E não pára por aí: 7,6 metros de altura vazio (que pode passar dos 15 metros em operação), 14,5 metros de comprimento, 9,8 metros de largura e capacidade de carga útil de incríveis 345 toneladas métricas.



 
Caterpillar 797B: o maior do mundo
A motorização do super-caminhão é um capítulo à parte. O gigante da Caterpillar é puxado por um motor diesel série 3524B de 24 cilindros (dois blocos) e sistema de injeção eletrônica. Com ele, o 797B tem potência máxima de 3.550 cavalos-força e vai a 67 km/h – o que não é pouco, para um caminhão de mais de 600 toneladas.


 
Olha o tamanho do motor da fera
O motor é controlado eletronicamente via ECM (Módulo de Controle Eletrônico), que utiliza um avançado software de administração do motor para supervisionar, controlar e proteger a motorização via sensores eletrônicos de diagnóstico automático. A transmissão, também considerada a maior a já equipar um caminhão, tem sete velocidades mais a ré.






797B em ação
Para facilitar o trabalho do operador, o fora-de-estrada conta com direção hidráulica. Destaque ainda para a velocidade dos cilindros de levantamento da caçamba: 25 segundos para subir e 18,5 segundos para descer.



Levantamento em apenas 25 segundos
E tem mais. Olha só a capacidade de combustível da fera: 6.814 litros. Para se ter uma idéia, o 797B é tão grande que não pode rodar em nenhuma estrada. Ou seja, tem que ser montado no próprio local onde irá operar. E se ele tem esse tamanho todo, imagina o pneu: 4 metros de altura, sendo que cada um deles não custa menos do que US$ 40 mil. E o preço do Caterpillar 797B também é de gente grande: US$ 5,6 milhões.

Fonte: http://www.abolsamia.pt