Iveco














 

Segredo revelado: Iveco apresentará Stralis Active Space na Fenatran




A fabricante italiana Iveco quer surpreender na Fenatran 2011 com um novo caminhão extrapesado. Trata-se do Stralis Active Space, um novo conceito de veículo que reúne uma cabine com amplo espaço, um painel exclusivo, e três opções de motorização (440, 480 e 560 cavalos).
Este modelo será lançado em 2012 e faz parte da nova geração de caminhões Iveco batizada Ecoline, com a qual a empresa vai renovar todos os seus produtos à venda no Brasil entre 2012 e 2014.
Na versão teto alto, a cabine do Active Space mede 2.500 mm de largura e 3.820 m de altura, sendo uma das mais amplas do mercado. O Stralis Active Space, ou AS, terá ainda uma versão teto médio, com os mesmos 2.500 mm de largura e 3.347 mm de altura.







O novo painel é montado em duas cores (preto e caramelo). O volante tem duas tonalidades e traz as teclas de comando do computador de bordo que inclui nível de Arla 32 e econômetro. À direita dos instrumentos, encontram-se as teclas da transmissão automatizada (D, N, R), condução econômica (ECO), limitador de velocidade, rebatedor elétrico de cabine e luzes internas. O módulo central é virado para o motorista, com os comandos de elevação do terceiro eixo (6×2), tomada de força, buzina pneumática, rádio e do ar condicionado digital.


Fonte: Brasil Caminhoneiro




Tector chega com teto alto, interior novo e motores mais potentes

A fabricante Iveco revela a segunda novidade que será apresentada ao público na próxima Fenatran. A família de semipesados Iveco Tector, da linha Ecoline, ganhou uma nova cabine de teto alto, novo interior e painel, além de motores mais potentes. As primeiras versões do modelo serão lançadas em 2012.
Na linha Ecoline, a cabine do novo Tector tem opção de teto alto, que oferece mais espaço para motorista e ocupante. O painel novo é ergonômico e elegante. Os indicadores de velocidade e rotação do motor (rpm) são analógicos, bem visíveis, e entre eles está o computador de bordo, com econômetro e indicador de nível de Arla 32. Os bancos ganharam novas forrações.





O caminhão passa a contar com farol de neblina, espelhos retrovisores elétricos, nova suspensão de cabine e tanque de combustível de alumínio.
Os novos motores Iveco-FPT NEF 6 de seis litros e commom rail atendem às normativas Proconve P7 (Euro 5), e estarão disponíveis nas potências de 220 e 280 cavalos. Comparado ao modelo anterior, o consumo do novo Iveco Tector melhorou em até 4%. O câmbio ZF sincronizado tem sistema “single H”. A gama vem com cinco opções de entreeixos, com melhor adequação às necessidades do transportador.
Todas as famílias Ecoline da Iveco (Tector incluso) serão produzidas no Brasil, na fábrica da empresa em Sete Lagoas/MG, o que significa que poderão ser financiados pelo Finame. Haverá importação somente para as versões destinadas a aplicações especiais.

Fonte: Brasil Caminhoneiro






O consultor de negócios da Iveco Caminhões, atuo nas regiões de Itaquáquecetuba, Poá, Suzano, Mogi das Cruzes, Salesópolis, Biritiba Mirim Santa Izabel, Arujá e Guararema.
O novo Iveco Vertis 9 e 13 toneladas era o que faltava no mercado. Com alta performance e o menor custo de manutenção da categoria, ele é a cara do seu negócio – a cara da nova economia. Com o novo Iveco Vertis a produtividade do seu negócio conta com uma forcinha extra: economia de combustível de 5 a 10% menor que o do concorrente mais próximo.
O  novo Iveco Vertis vem com motor NEF 4, transmissão ZF, eixos ArvinMeritor e Sifco, freios master, Knor Bremse, cardans Dana.
Com o novo Iveco Vertis, rampa vira plano e plano vira desempenho total: o motor FPT NEF 4 garante potência para velocidade máxima e torque para melhor arrancada em subidas e respostas rápidas na retomada de velocidade.
  • Modelo 90V16: NEF 4 > 154 cv @ 2.500 rpm > 530 Nm @ 1.400/2.000 rpm
  • Modelo 130V18: NEF 4 > 173 cv @ 2.500 rpm > 590 Nm @ 1.400 rpm
Fonte: http://mogidascruzes.olx.com.br








A Iveco acaba de lançar o Stralis EuroTronic, modelo extrapesado equipado com transmissão automatizada, cujos resultados na operação se traduzem em trocas de marchas sem a interferência do carreteiro, menor consumo de combustível e uma direção mais segura
Texto João Geraldo
Clique para ampliar a imagem
As vantagens proporcionadas pela transmissão automatizada na operação do caminhão, tanto em termos econômicos quanto práticos, têm sido o principal motivo pelo qual o moderno sistema de trocas caiu no gosto dos transportadores. A adesão, aparentemente, tem acontecido em ritmo mais rápido do que se pensava há alguns anos, e como resultado a caixa mecânica já está perdendo espaço no segmento de caminhões pesados. A expectativa é de crescimento da frota automatizada, para isso as montadoras precisam ter produtos prontos para atender o mercado. O extrapesado mais recente a dispor do equipamento é o Iveco Stralis, que ganhou o nome de EuroTronic por conta da caixa automatizada ZF AS Tronic, uma unidade de 16 velocidades para frente e duas à ré, que se tornou, recentemente, equipamento de série no cavalo-mecânico Stralis com motor de 460cv de potência, o mais potente da montadora, nas configurações 4X2, 6X2 e 6X4.

Clique para ampliar a imagem
Transmissão automatizada permite que o motorista escolha o modo de condução entre econômico e standard e opção para trocas de marchas de modo manual
Com funcionamento muito próximo de uma transmissão mecânica, e sem o pedal da embreagem, a caixa automatizada faz as trocas de marcha automaticamente na hora certa comandada por uma central eletrônica. Trata-se de um equipamento de última geração, com perfeito escalonamento de marchas, cujas centrais eletrônicas identificam até se o caminhão está carregado. Cristiane Nunes, gerente de marketing de produto Iveco para a América Latina, diz que além de engrenar a marcha ideal, a transmissão automatizada protege a embreagem e o eixo traseiro.
Além disso, o sistema eletrônico permite que o motorista tenha a opção de fazer as trocas manualmente por uma pequena alavanca atrás do volante e também optar pela condução no modo econômico ou standard. "A tecnologia eleva a eficiência do motorista", comenta. Trata-se de uma grande inovação na linha extrapesada da montadora, que em 2010 comemorou dez anos no Brasil e com uma política agressiva de lançamento de produtos em todas as faixas de carga e potência. Renato Mastrobuono, diretor de desenvolvimento do produto América Latina, explica que o Stralis EuroTronic é resultado de um trabalho em parceria com a ZF (fabricante da caixa) em um projeto cujo desafio era atender duas necessidades dos clientes, que pediam um caminhão mais potente, mas, ao mesmo tempo, insistiam em um veículo econômico.

Clique para ampliar a imagem
Os botões Drive, Neutro e Ré, de acionamento da transmissão, estão posicionados no painel bem à frente do motorista
Thomas Schmidt, vice-presidente da divisão de transmissão da ZF, dá mais detalhes sobre o equipamento, como a manutenção mais simples, feita por sistema de diagnose, e também a redução de desgaste da embreagem. Diz que é uma transmissão 70 quilos mais leve e com período de troca de óleo também maior, a cada 360 mil quilômetros rodados (com óleo sintético). Schmidt fala também sobre a economia de combustível proporcionada pelo equipamento e cita como exemplo que numa frota de 200 caminhões é possível ter uma economia de 190 mil litros de óleo diesel no período de um ano. A caixa de mudanças do Stralis EuroTronic é a ZF 16AS 2630T (AS - Tronic, nome de fábrica), oferece a opção do Intarder (versão 16AS 2631T com over drive), um freio hidrodinâmico com 570cv, que segundo a ZF reduz em até 90% o desgaste das pastilhas de freio. Em operação combinada com freio motor tem-se uma potência de frenagem de 985cv.
Clique para ampliar a imagem
A caixa ZF AS Tronic que equipa o Stralis Eurotronic tem 16 velocidades à frente, duas à ré e pesa 70 quilos menos que caixa mecânica
"Com a transmissão automatizada o motorista mantém o caminhão sempre 'na mão', com total controle", comenta o engenheiro Túlio Rabelo, da Iveco, especialista em transmissões. Acrescenta que com esse sistema de freio, o veículo pode trafegar em velocidades médias mais altas sem ultrapassar o limite de segurança e ainda aumenta a produtividade. A expectativa da Iveco é grande em relação ao novo produto, pois de acordo com Alcides Cavalcanti, diretor comercial da montadora, dentro de três anos, 80% das vendas do modelo Stralis devem ser com transmissão automatizada. O veículo estará disponível em três versões e todas completas, com dois anos de trocas de filtros gratuita.
Clique para ampliar a imagem
Display no centro do painel de instrumentos indica para o carreteiro em que marcha a caixa está engatada e outras informações
Os preços sugeridos dos modelos automatizados são R$ 430 mil para a versão 4X2, R$ 457 mil para a 6X2 e R$ 542 mil para a 6X4, todas com motor de 460cv. Como promoção de lançamento, até julho é oferecido gratuitamente o Frota Fácil (gerenciamento e rastreamento de frota, aberto para os sistemas Autotrac, Sascar e Onixsat). Ainda como item de série, o Stralis EuroTronic tem tanque de 900 litros em alumínio e paralamas tripartido.
Clique para ampliar a imagem
Iveco Eurotronic não tem pedal de embreagem e as trocas de marchas são comandadas por uma central eletrônica e realizadas na hora certa