Segredo revelado: Iveco apresentará Stralis Active Space na FenatranA fabricante italiana Iveco quer surpreender na Fenatran 2011 com um novo caminhão extrapesado. Trata-se do Stralis Active Space, um novo conceito de veículo que reúne uma cabine com amplo espaço, um painel exclusivo, e três opções de motorização (440, 480 e 560 cavalos). Este modelo será lançado em 2012 e faz parte da nova geração de caminhões Iveco batizada Ecoline, com a qual a empresa vai renovar todos os seus produtos à venda no Brasil entre 2012 e 2014. Na versão teto alto, a cabine do Active Space mede 2.500 mm de largura e 3.820 m de altura, sendo uma das mais amplas do mercado. O Stralis Active Space, ou AS, terá ainda uma versão teto médio, com os mesmos 2.500 mm de largura e 3.347 mm de altura. O novo painel é montado em duas cores (preto e caramelo). O volante tem duas tonalidades e traz as teclas de comando do computador de bordo que inclui nível de Arla 32 e econômetro. À direita dos instrumentos, encontram-se as teclas da transmissão automatizada (D, N, R), condução econômica (ECO), limitador de velocidade, rebatedor elétrico de cabine e luzes internas. O módulo central é virado para o motorista, com os comandos de elevação do terceiro eixo (6×2), tomada de força, buzina pneumática, rádio e do ar condicionado digital. Fonte: Brasil Caminhoneiro Tector chega com teto alto, interior novo e motores mais potentesA fabricante Iveco revela a segunda novidade que será apresentada ao público na próxima Fenatran. A família de semipesados Iveco Tector, da linha Ecoline, ganhou uma nova cabine de teto alto, novo interior e painel, além de motores mais potentes. As primeiras versões do modelo serão lançadas em 2012. Na linha Ecoline, a cabine do novo Tector tem opção de teto alto, que oferece mais espaço para motorista e ocupante. O painel novo é ergonômico e elegante. Os indicadores de velocidade e rotação do motor (rpm) são analógicos, bem visíveis, e entre eles está o computador de bordo, com econômetro e indicador de nível de Arla 32. Os bancos ganharam novas forrações. O caminhão passa a contar com farol de neblina, espelhos retrovisores elétricos, nova suspensão de cabine e tanque de combustível de alumínio. Os novos motores Iveco-FPT NEF 6 de seis litros e commom rail atendem às normativas Proconve P7 (Euro 5), e estarão disponíveis nas potências de 220 e 280 cavalos. Comparado ao modelo anterior, o consumo do novo Iveco Tector melhorou em até 4%. O câmbio ZF sincronizado tem sistema “single H”. A gama vem com cinco opções de entreeixos, com melhor adequação às necessidades do transportador. Todas as famílias Ecoline da Iveco (Tector incluso) serão produzidas no Brasil, na fábrica da empresa em Sete Lagoas/MG, o que significa que poderão ser financiados pelo Finame. Haverá importação somente para as versões destinadas a aplicações especiais. Fonte: Brasil Caminhoneiro O consultor de negócios da Iveco Caminhões, atuo nas regiões de Itaquáquecetuba, Poá, Suzano, Mogi das Cruzes, Salesópolis, Biritiba Mirim Santa Izabel, Arujá e Guararema. O novo Iveco Vertis 9 e 13 toneladas era o que faltava no mercado. Com alta performance e o menor custo de manutenção da categoria, ele é a cara do seu negócio – a cara da nova economia. Com o novo Iveco Vertis a produtividade do seu negócio conta com uma forcinha extra: economia de combustível de 5 a 10% menor que o do concorrente mais próximo. O novo Iveco Vertis vem com motor NEF 4, transmissão ZF, eixos ArvinMeritor e Sifco, freios master, Knor Bremse, cardans Dana. Com o novo Iveco Vertis, rampa vira plano e plano vira desempenho total: o motor FPT NEF 4 garante potência para velocidade máxima e torque para melhor arrancada em subidas e respostas rápidas na retomada de velocidade.
A Iveco acaba de lançar o Stralis EuroTronic, modelo extrapesado equipado com transmissão automatizada, cujos resultados na operação se traduzem em trocas de marchas sem a interferência do carreteiro, menor consumo de combustível e uma direção mais segura Texto João Geraldo |
As vantagens proporcionadas pela transmissão automatizada na operação do caminhão, tanto em termos econômicos quanto práticos, têm sido o principal motivo pelo qual o moderno sistema de trocas caiu no gosto dos transportadores. A adesão, aparentemente, tem acontecido em ritmo mais rápido do que se pensava há alguns anos, e como resultado a caixa mecânica já está perdendo espaço no segmento de caminhões pesados. A expectativa é de crescimento da frota automatizada, para isso as montadoras precisam ter produtos prontos para atender o mercado. O extrapesado mais recente a dispor do equipamento é o Iveco Stralis, que ganhou o nome de EuroTronic por conta da caixa automatizada ZF AS Tronic, uma unidade de 16 velocidades para frente e duas à ré, que se tornou, recentemente, equipamento de série no cavalo-mecânico Stralis com motor de 460cv de potência, o mais potente da montadora, nas configurações 4X2, 6X2 e 6X4.
Transmissão automatizada permite que o motorista escolha o modo de condução entre econômico e standard e opção para trocas de marchas de modo manual |
Além disso, o sistema eletrônico permite que o motorista tenha a opção de fazer as trocas manualmente por uma pequena alavanca atrás do volante e também optar pela condução no modo econômico ou standard. "A tecnologia eleva a eficiência do motorista", comenta. Trata-se de uma grande inovação na linha extrapesada da montadora, que em 2010 comemorou dez anos no Brasil e com uma política agressiva de lançamento de produtos em todas as faixas de carga e potência. Renato Mastrobuono, diretor de desenvolvimento do produto América Latina, explica que o Stralis EuroTronic é resultado de um trabalho em parceria com a ZF (fabricante da caixa) em um projeto cujo desafio era atender duas necessidades dos clientes, que pediam um caminhão mais potente, mas, ao mesmo tempo, insistiam em um veículo econômico.
Os botões Drive, Neutro e Ré, de acionamento da transmissão, estão posicionados no painel bem à frente do motorista |
A caixa ZF AS Tronic que equipa o Stralis Eurotronic tem 16 velocidades à frente, duas à ré e pesa 70 quilos menos que caixa mecânica |
Display no centro do painel de instrumentos indica para o carreteiro em que marcha a caixa está engatada e outras informações |
Iveco Eurotronic não tem pedal de embreagem e as trocas de marchas são comandadas por uma central eletrônica e realizadas na hora certa |