O fora-de-estrada fora-de-série

de Redação | Terça, 4 de Setembro de 2007



(fotos, Caterpillar)
Illinois, Estados Unidos - É da marca norte-americana Caterpillar o título de maior caminhão do mundo: o 797B, modelo fora-de-estrada para mineração da classe ultra. Não é para menos. Só para começar, vazio, este verdadeiro titã pesa mais de 600 toneladas (623.690 kg, para ser mais exato). E não pára por aí: 7,6 metros de altura vazio (que pode passar dos 15 metros em operação), 14,5 metros de comprimento, 9,8 metros de largura e capacidade de carga útil de incríveis 345 toneladas métricas.



 
Caterpillar 797B: o maior do mundo
A motorização do super-caminhão é um capítulo à parte. O gigante da Caterpillar é puxado por um motor diesel série 3524B de 24 cilindros (dois blocos) e sistema de injeção eletrônica. Com ele, o 797B tem potência máxima de 3.550 cavalos-força e vai a 67 km/h – o que não é pouco, para um caminhão de mais de 600 toneladas.


 
Olha o tamanho do motor da fera
O motor é controlado eletronicamente via ECM (Módulo de Controle Eletrônico), que utiliza um avançado software de administração do motor para supervisionar, controlar e proteger a motorização via sensores eletrônicos de diagnóstico automático. A transmissão, também considerada a maior a já equipar um caminhão, tem sete velocidades mais a ré.






797B em ação
Para facilitar o trabalho do operador, o fora-de-estrada conta com direção hidráulica. Destaque ainda para a velocidade dos cilindros de levantamento da caçamba: 25 segundos para subir e 18,5 segundos para descer.



Levantamento em apenas 25 segundos
E tem mais. Olha só a capacidade de combustível da fera: 6.814 litros. Para se ter uma idéia, o 797B é tão grande que não pode rodar em nenhuma estrada. Ou seja, tem que ser montado no próprio local onde irá operar. E se ele tem esse tamanho todo, imagina o pneu: 4 metros de altura, sendo que cada um deles não custa menos do que US$ 40 mil. E o preço do Caterpillar 797B também é de gente grande: US$ 5,6 milhões.



Caterpillar 797B


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