Volvo



Terceira geração do Volvo VM chega com motores mais potentes






Mais potência e tecnologia para atender a legislação de emissões a partir de 2012 são os destaques da terceira geração da Linha VM da Volvo do Brasil, que será vendida em janeiro de 2012. Os caminhões pesados e semipesados estão equipados com motores Euro V, propulsores de seis cilindros, e são oferecidos em três opções de potência: 220, 270 e 330 cavalos. Antes, as opções eram de 210, 260 e 310 cavalos.
Caixas de seis e nove marchas
A meta da fabricante com o VM é atender clientes que realizem operações de médias e longas distâncias, e também para os que fazem uso misto urbano (caçamba, lixo, mixer e guindaste) e rodoviário. Para isso, os modelos receberam duas opções de caixa de câmbio: uma com seis marchas, e outra com nove marchas.
A caixa de câmbio de seis marchas, aliada a um eixo traseiro de dupla velocidade, foi projetada para operações de distribuição, em perímetros urbanos ou em rotas metropolitanas. De acordo com a Volvo, o sistema se adapta melhor aos caminhões com caçamba, guincho ou implementos para lixo.
Para as operações rodoviárias, a opção é a caixa de câmbio de nove marchas e com um eixo traseiro com relação mais longa (como é o caso do VM 6×2). Produzida em carcaça de alumínio para ser mais leve, a caixa possibilita menor tara para aumentar o volume de carga transportada. Segundo a Volvo, os modelos anteriores da Linha VM com caixa de nove marchas já respondiam por 60% das vendas para o setor rodoviário.
Para conhecer os motores dos novos VMs e ver como foi sua evolução, clique aqui
Aplicações
Cada faixa de potência dos caminhões pode ser aplicada em uma determinada operação. O VM 220cv é voltado para o uso urbano e regional. Já os VMs 270cv são adaptáveis ao transporte de cargas maiores, de médias e longas distâncias, e em operações logísticas mais aprimoradas. Por último, os mais potentes VMs 330cv, além da vocação rodoviária, são ideais para rodar com carga fracionada, bens de consumo, matéria-prima industrial, alimentos, hortifrutigranjeiros e produtos resfriados.
A configuração 6×4 pode ser usada nos segmentos de construção, canavieiro e florestal e a todo tipo de veículo de apoio nas cidades, como bombeiros, bombas de concreto, veículos de lubrificantes e tanques.
Na área de construção e mineração, o VM pode ser amplamente usado para betoneiras de até 8 m³. Na versão 260cv 6×4, o VM pode vir com tomada de força preparada para esta aplicação. Para o mercado canavieiro, o 6×4 é utilizado nas aplicações Romeu&Julieta, e para o transbordo da cana da colheita para composições maiores.

Foto: Divulgação Volvo (VM 330)

Fonte: Brasil Caminhoneiro

 

 

Linha VM adota tecnologia SCR para reduzir emissão de poluentes




Nos novos caminhões VM da Volvo do Brasil, foi adotada a solução SCR (em inglês Selective Catalytic Reduction, ou Redução Catalítica Seletiva), que trata os gases de escape. O sistema funciona com um tanque para o aditivo Arla 32, uma bomba de sucção, uma unidade injetora e um catalisador.
O SCR converte os óxidos de nitrogênio em nitrogênio e vapor de água. De acordo com a Volvo, a bomba faz a sucção do aditivo Arla 32 armazenado no tanque específico, o pressuriza a 5 bar e o injeta no sistema de escape por onde passam os gases provenientes do motor.
A uréia presente no Arla, ao receber a alta temperatura do escape, se transforma em amônia e se mistura aos gases de escape, chegando ao catalisador, onde a uréia reage com óxidos de nitrogênio (NOx), virando, enfim, nitrogênio e vapor de água. Segundo a fabricante, o consumo de Arla 32 será equivalente a cerca de 4 a 5% do consumo de diesel.
A Volvo também informa que, quando houver necessidade de abastecimento do tanque de Arla 32, o motorista será alertado para enchê-lo novamente com o aditivo. Outras eventuais falhas ou irregularidades serão avisados pelo OBD (On Board Diagnosis).
OBD
Por conta do Proconve 7, uma resolução do Conama (Conselho Nacional do Meio Ambiente) estabelece a obrigatoriedade de incorporação de dispositivos de autodiagnose das funções de gerenciamento do motor que exerçam influência sobre as emissões.
Por conta disso, a Volvo desenvolveu o dispositivo OBD (On Board Diagnosis), sistema que monitorará constantemente o motor, indicando eventuais falhas ao motorista. “Dependendo do nível de emissões de poluentes, o OBD também reduzirá gradativamente o torque do motor em caso de mal funcionamento persistente e que possa, de alguma forma, comprometer o nível de emissões”, afirma Ricardo Tomasi, engenheiro de vendas da fabricante.
De acordo com a Volvo, o OBD faz um diagnóstico do funcionamento do caminhão por meio da supervisão dos sinais de vários sensores distribuídos em diversos pontos da arquitetura eletrônica do veiculo. Serão monitorados os sistemas de injeção, admissão de ar e gases de escape.
“O motorista terá no painel uma lâmpada de alerta dedicada ao sistema OBD, denominada MIL, semelhante às lâmpadas existentes em painéis de automóveis, que acenderá na eventualidade de falhas. Mensagens no painel também avisarão o motorista sobre o problema, indicando que ações para correção do desvio devem ser tomadas”, finaliza Tomasi.

Divulgação: Volvo

Fonte: Brasil Camionhoneiro

 

 

 

Linha 2012 dos caminhões Volvo FH, FM e FMX terão novidades

volvo fh 540
Acima o Volvo FH 540
A Volvo acaba de anunciar as novidades para os modelos 2012 de seus caminhões da família “F”, os modelos FH e FMX trarão novo motores de 13 litros com potência aumentada em 20cv variando entre 400 a 540 cv. dotados de muita tecnologia em prol de reduzir o consumo e os níveis de emissão de poluentes. Confira…
A partir de janeiro de 2012 o Volvo FH terá quatro níveis de potência: 420cv, 460cv, 500 cv e 540 cv (este último será um o caminhão mais potente já produzido no Brasil). Enquanto os caminhões Volvo FMX serão oferecidos com motores de 420cv, 460cv e 500 cv. Todos estes motores serão dotados da tecnologia SCR (Redução Catalítica Seletiva), que na pratica adequará os caminhões ao novo padrão de emissão Proconve P7/Euro5, uma legislação mais rígida que entrará em vigor em 2012.
volvo fm
Acima o Volvo FM, que também ganhará a tecnologia SCR
Ambos os modelos FMX e FM ainda continuarão a ser oferecidos com motores de 11 litros, este propulsores também trarão a tecnologia SCR para se adequar a nova norma de emissão de poluentes Proconve P7/Euro 5, porém não tiveram sua potência elevada.
Além dos novos motores, os caminhões da linha FH, FM e FMX da Volvo a partir de 2012, trarão o novo câmbio automatizado I-Shift, esta transmissão que já está sendo usada em 70% dos modelos da marca atualmente, segundo a Volvo já se consagrou no mercado por oferecer mais conforto ao motorista, além de um menor consumo de combustível. A nova geração deste câmbio I-Shft será ainda mais adequada a diversas aplicações e aos novos níveis de potências, trazendo novos e mais inteligentes softwares.
volvo fmx
Acima o Volvo FMX
Por fim outra novidade da linha 2012 da Volvo estará no eixo traseiro do modelo FH, que não terá redução nos cubos, estas novas peças serão dotadas de uma carcaça fundida, tornando o conjunto mais forte e resistente. Este eixo tem uma capacidade máxima de tração (CMT ) de 65 toneladas.
Segundo a Volvo a linha 2012 dos caminhões FH, FM e FMX começarão a sair da linha de montagem com estas novidades a partir do dia 1° de janeiro de 2012.
volvo tanque de Arla32
O tanque de Arla32 será usado em todos os modelos da família “F” da Volvo
A tecnologia SCR…
Ainda pouco conhecida e usada no Brasil a tecnologia SCR (Selective Catalytic Reduction), foi desenvolvida na Europa para se conseguir uma drástica redução nos níveis de poluentes emitidos pelos caminhões, na prática o SCR é uma espécie de tratamento dos gases de escape, o sistema em si é simples, o SCR é composto por um bomba de sucção, uma unidade injetora, um catalisador e o famoso aditivo ARLA32 (que na Europa é conhecido como AdBlue) este ficará em seu pequeno tanque próprio, a função deste sistema é tratar os gases venenosos do motor, diminuindo os seus níveis de óxido nitroso (NOx) e convertendo esta gás venenoso em nitrogênio e vapor água, diminuindo consideravelmente a poluição do caminhão.
A Volvo informa que os tanque de aditivos ARLA32, estarão disponíveis em tamanhos apropriados para proporcionar uma boa autonomia de viagem, sendo oferecido em bombas de 20 litros, tambores de 200 litros e contentores de 1.000 litros. O aditivo estará disponível nos principais postos de combustível, além da rede de concessionários da marca.
volvo tanque de Arla32
Norma Proconve P7 / Euro5

Fonte: http://www.encontracaminhoes.com.br/






 Volvo FH16 700: é lançado o caminhão mais potente do mundo, com 700 cavalos!






volvo fh16 700 strongest truck 1 Volvo FH16 700: é lançado o caminhão mais potente do mundo, com 700 cavalos!
A Volvo está feliz com o lançamento de seu caminhão Volvo FH16 700, e está usando o fato de ele ser supostamente (o que entendemos de caminhões?) o caminhão de produção mais potente do mundo, com seus bravos 700 cavalos.
Ele chega para substituir o modelo anterior FH16 660, que supomos que tinha 660 cavalos. O motorzão do FH16 700 é um diesel de 16 litros e seis cilindros, que também tem versões de 600 e 540 cavalos.


volvo fh16 700 strongest truck 2 Volvo FH16 700: é lançado o caminhão mais potente do mundo, com 700 cavalos!
A Volvo prega que ele é mais silencioso e mais econômico que seu antecessor, respeitando os níveis de emissões estipulados pela regulamentação Euro 5.










O concept Volvo Truck 2020 foi desenvolvido por Rikard Orell, Diretor de Design da Volvo Truck Corporation, a divisão da companhia que cuida dos caminhões da marca, com o intuito de antecipar como serão os caminhões e de que maneira eles circularão daqui a uma década. Externamente, o Volvo Truck Concept 2020 conta com um design aerodinâmico, com o objetivo de reduzir o consumo de combustível e a emissão de CO2. Além disso, o conceito conta com um “nariz” em sua dianteira de meio metro, com o objetivo de suavizar possíveis colisões frontais com carros. Sua carroceria vem com faróis de Leds e luzes indicadoras integradas na sua dianteira. Seu interior é mais espaçoso, arejado e contando apenas com itens essenciais. Os retrovisores foram trocados por câmeras que enviam as imagens para o interior do para-brisas, enquanto que seu amplo painel em uma fina película conta o sistema sensível ao toque e trás uma serie de informações de acordo com as necessidades do motorista.

(OPINIÃO DE CLEYTON) NÃO TENHO CERTEZA QUE ESSE CAMINHÃO VAI SER LANÇADO, MAS SE FOR LANÇADO VAI SER UM SUCESSO.

 


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São aproximadamente 200 empregos e 15 Milhões de reais. Esses são númerosdo novo projeto da Volkswagen e Volvo no estado de Santa Catarina, que já está em faze de obras.

A meta inicial é construir uma concessionária de caminhões e ônibus da marca Volkswagen. Para isso, será destinada ao projeto uma área de 26 mil metros quadrados, com 18 mil metros quadrados de área construída, instalada no bairro Pachecos, próximo ao CT do Figueirense.
Segundo matéria divulgada no site da Adjori, a volvo possui atualmente 400 colaboradores em Santa Catarina, 9 filiais e matriz em Itajaí, o grupo Dicave, representante da concessionária Volvo no Estado, está investindo R$ 7 milhões em uma área de 50 mil metros quadrados, na Praia de Fora, em Palhoça, com a expectativa de gerar 50 novos empregos. A previsão é que unidade de Palhoça seja inaugurada em 2012.