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Entre os dias 24 e 28 de outubro foi realizada, no Pavilhão de Exposições do Parque do Anhembi, em São Paulo, a 15ª Fenatran, a maior feira do setor de transporte rodoviário de cargas do Brasil e uma das maiores do mundo. O evento reuniu 272 expositores do Brasil e do exterior, de vários setores do transporte de cargas, como montadoras e empresas ligadas a transporte e veículos comerciais - pneus, autopeças, motores, combustíveis e lubrificantes, implementos, segurança (rastreadores via satélite), prestadores de serviço, bancos e publicações especializadas.
Um público de 40 mil pessoas visitou a feira e conheceu os principais lançamentos do segmento, como os lançamentos de caminhões, que apesar das particularidades de cada marca, têm em comum itens que atendem às necessidades dos transportadores como economia de combustível, emissões de poluentes, maior desempenho e conforto.
No estande da Mercedes-Benz os destaques foram os cinco novos modelos que complementam as linhas Axor e Atego. Como atração, a edição limitada de caminhões Black Edition, que inclui o Atego 2425 e o Axor 2644, e os novos caminhões da Fórmula Truck, já para a próxima temporada. O motor mecânico OM 364 LA projetado conforme às normas Euro III e as caixas de câmbio remanufaturadas completaram a participação da DaimlerChrysler na Fenatran. Os visitantes só deixaram de admirar os caminhões para acompanhar ao show da dupla sertaneja Chitãozinho e Xororó.
A Ford marcou sua participação na Fenatran com o lançamento de nove modelos da linha Cargo, equipados com os motores Cummins Interact 6 e ISC 320. Os modelos F-350 e F-4000, impulsionados pelo o motor mecânico Cummins Euromec III, adequado para as normas Euro III, também estiveram em exposição. A presença dos pilotos da Fórmula Truck ao lado de suas máquinas atraiu a atenção dos que passavam pelo estande.
As novidades da Iveco para o evento foram concentradas na linha Stralis, que ganhou duas novas versões, 6X2 e 6X4, equipados com motores eletrônicos Cursor de 380 e 420cv de potência. Além disso, mostrou a Série Especial Brasil do Stralis, na cor preto vesúvio metálico, com rodas e tanques de combustível em alumínio.
A Volkswagen apresentou durante a feira a família Constellation, lançada em meados de setembro, e que tem como principal destaque a nova cabine - desenvolvida por engenheiros brasileiros e alemães. Os modelos utilizam os motores eletrônicos Cummins Interact de 5,88 litros e Cummins ISC de 8.27 litros, além da caixa de câmbio Eaton.
O VM 310 foi um dos destaque da Volvo, equipado com motor MWM 7A 310, de seis cilindros e 310cv de potência, acoplado a uma caixa de câmbio Volvo de 14 velocidades. Outro presente no estande foi o VM 6X4, impulsionado pelo mesmo motor eletrônico e caixa de câmbio Eaton de 10 velocidades.
A linha de caminhões E-Mec, com destaque para o modelo 8500 VLC (Veículo Leve de Carga), foi o grande lançamento da Agrale, equipada com o motor mecânico MWM 4.10 TCA de 115 cavalos de potência.
A Scania destacou o novo cavalo-mecânico P 340 EVolução, um 4X2 equipado com motor eletrônico DC 11 03 340 de 340cv de potência e caixa de câmbio de 16 marchas sincronizadas. Outro lançamento da marca foi o P270 Evolução, que utiliza propulsor eletrônico de 9 litros, cinco cilindros em linha e 270cv de potência, além do cavalo-mecânico P310 Evolução. No estande, os técnicos da empresa demonstravam aos interessados como fazer reparos no sistema de injeção eletrônica de caminhões, um sistema novo que reduz o custo de manutenção do veículo.
Entre os fabricantes de motores, a MWM-International e a Cummins enfocaram as linhas eletrônicas e os propulsores mecânicos já aptos para atender ao Euro III. As petroleiras também marcaram presença, exibindo produtos e equipamentos para o segmento, como o Videocheck da Shell, que examina o motor sem abrí-lo.
As fabricantes de autopeças também mostraram sua força no segmento de veículos pesados e comerciais. A Alfatest apresentou o sensor biométrico, que é um sistema de segurança que permite o acesso ao veículo somente através da leitura das digitais de uma determinada pessoa cadastrada no sistema. A Haldex do Brasil levou os sistemas de ABS para reboques e semi-reboques. A Platodiesel lançou as embreagens 380 mm para a linha Volkswagen e Ford Cargo.

Fonte: http://www.omecanico.com.br/


- O Estado de S.Paulo
Começam a valer amanhã as restrições para a circulação de caminhões em Campinas. Fica proibida a circulação de veículos de carga com comprimento acima de 14 metros na área interna do Anel Rodoviário, de segunda a sexta-feira, das 6h às 20h; e aos sábados, até 14h. O Anel Rodoviário compreende o polígono formado pelas Rodovias Dom Pedro I, Anhanguera, Bandeirantes e Santos Dumont.
Também fica proibida a circulação de veículos de carga com mais de 6,3 metros em avenidas como a Doutor Abelardo Pompeu do Amaral, Doutor Pedro Salomão José Kassab e Prefeito José Roberto Magalhães Teixeira. 
 Fonte: http://www.estadao.com.br

 

 

Trucksider é destaque como fabricante de baús do ABC

 

A Trucksider é uma empresa jovem, presente no mercado há apenas dois anos. Localizada em São Bernardo do Campo, no ABC, local conhecido por abrigar muitas transportadoras, é a única fabricante de baús e carrocerias da região.
Ocupando uma área de 4 mil m², a Trucksider iniciou suas atividades em 2009, quando lançou sua primeira linha de baús, formada somente com cinco unidades no primeiro mês. Depois de dois anos, a fabricante elevou sua produção para 150 unidades mensais e expandiu seu serviço para todos os tipos de veículos; o que representa dois mil baús por ano em dois anos.
São 110 colaboradores unidos para comercializar os produtos da Trucksider: baús de carga seca (nos modelos carroceria aberta, corrugado, liso pintado e sider lonado) e carga seca especial (baú cabideiro, city sider, doble deck e total sider). Todos os modelos são produzidos em Duralumínio de 0,8mm, com estrutura monobloco de aço e fundo protetivo. Internamente, sobre ômegas em aço galvanizado, as laterais do baú recebem ripamento feito com madeira de reflorestamento. A principal diferença dos tipos carga seca especial é que eles podem ser feitos sob medida, de acordo com os interesses do comprador.
Foto: Divulgação Trucksider
Fonte: Brasil Caminhoneiro


CAMINHÃO DE CANA

Pesquisas revelão que o caminhão de cana tem mais riscos de acidentes do que outros caminhões,os caminhões de cana levam muitas canas acima da medida certa, isso em uma curva o caminhão pode tombar e destruir o veículo até mesmo por um desiquilíbrio qualquer , podendo até matar o motorista.






      
 


Muitos motoristas arriscam botam 27 toneladas até 30 toneladas, os motorista não percebem que quem sofre com isso tudo é o chassi do caminhão, temos que botar a medida certa sempre, e não exagerem.