Terceira geração do Volvo VM chega com motores mais potentes






Mais potência e tecnologia para atender a legislação de emissões a partir de 2012 são os destaques da terceira geração da Linha VM da Volvo do Brasil, que será vendida em janeiro de 2012. Os caminhões pesados e semipesados estão equipados com motores Euro V, propulsores de seis cilindros, e são oferecidos em três opções de potência: 220, 270 e 330 cavalos. Antes, as opções eram de 210, 260 e 310 cavalos.
Caixas de seis e nove marchas
A meta da fabricante com o VM é atender clientes que realizem operações de médias e longas distâncias, e também para os que fazem uso misto urbano (caçamba, lixo, mixer e guindaste) e rodoviário. Para isso, os modelos receberam duas opções de caixa de câmbio: uma com seis marchas, e outra com nove marchas.
A caixa de câmbio de seis marchas, aliada a um eixo traseiro de dupla velocidade, foi projetada para operações de distribuição, em perímetros urbanos ou em rotas metropolitanas. De acordo com a Volvo, o sistema se adapta melhor aos caminhões com caçamba, guincho ou implementos para lixo.
Para as operações rodoviárias, a opção é a caixa de câmbio de nove marchas e com um eixo traseiro com relação mais longa (como é o caso do VM 6×2). Produzida em carcaça de alumínio para ser mais leve, a caixa possibilita menor tara para aumentar o volume de carga transportada. Segundo a Volvo, os modelos anteriores da Linha VM com caixa de nove marchas já respondiam por 60% das vendas para o setor rodoviário.
Para conhecer os motores dos novos VMs e ver como foi sua evolução, clique aqui
Aplicações
Cada faixa de potência dos caminhões pode ser aplicada em uma determinada operação. O VM 220cv é voltado para o uso urbano e regional. Já os VMs 270cv são adaptáveis ao transporte de cargas maiores, de médias e longas distâncias, e em operações logísticas mais aprimoradas. Por último, os mais potentes VMs 330cv, além da vocação rodoviária, são ideais para rodar com carga fracionada, bens de consumo, matéria-prima industrial, alimentos, hortifrutigranjeiros e produtos resfriados.
A configuração 6×4 pode ser usada nos segmentos de construção, canavieiro e florestal e a todo tipo de veículo de apoio nas cidades, como bombeiros, bombas de concreto, veículos de lubrificantes e tanques.
Na área de construção e mineração, o VM pode ser amplamente usado para betoneiras de até 8 m³. Na versão 260cv 6×4, o VM pode vir com tomada de força preparada para esta aplicação. Para o mercado canavieiro, o 6×4 é utilizado nas aplicações Romeu&Julieta, e para o transbordo da cana da colheita para composições maiores.

Foto: Divulgação Volvo (VM 330)

Fonte: Brasil Caminhoneiro

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