Foton vai atacar prioritariamente segmento de 3,5 toneladas




Os caminhões da chinesa Foton chegam ao Brasil pelas mãos de uma empresa nacional criada exclusivamente para comercializar no País a linha de caminhões leves da marca. No comando da Foton Aumark do Brasil está Luiz Carlos Mendonça de Barros e seu filho Ricardo Mendonça de Barros, que assume o papel de diretor comercial e também de pós-venda.
A briga da Foton vai ser no segmento de leves acima de 3,5 toneladas e vai encontrar pela frente concorrentes já consagrados no mercado como Volks, Ford, Iveco e Mercedes-Benz. Na Fenatran a empresa apresentou três modelos da linha Aumark (1031, 1051 e 1089), com PBT de 3,5, 6,5 e 8,5 toneladas, respectivamente.
De acordo com Ricardo Mendonça de Barros a versão semileve de 3,5 toneladas será o “carro-chefe”. “Vamos atuar mais fortemente neste segmento por entendermos que há ainda muito espaço a crescer”. Já o pai, Luiz Carlos, é mais categórico: “É inadmissível que um cliente espere até 90 dias para ter um caminhão leve, seus negócios não podem esperar este tempo”.
A empresa comandada por pai e filho não está para brincadeira: R$ 30 milhões foram investidos na importação de 200 caminhões, contratação e treinamento de equipe e na abertura de três concessionárias da marca (todas no entorno da cidade de São Paulo). “Até o final do ano inauguramos uma na Via Anchieta e outras duas em Guarulhos e Várzea Paulista”, disse Luiz Carlos.
Mas os planos mais ambiciosos da Foton são para o ano que vem: “Fecharemos 2012 com dez revendas entre Rio de Janeiro e São Paulo”, ressalta o presidente da Foton. Para Cícero Marques Carvalho, gerente de pós-vendas, profissional com sólido conhecimento do mercado, pois trabalhou por 25 anos na Mercedes-Benz, a estratégia é oferecer um serviço de pós-venda exemplar nestas duas cidades “vitrines” para, em seguida, partir para os demais mercados em todas as outras capitais brasileiras.
E não serão apenas veículos importados. A fábrica, cuja construção está inicialmente prevista para começar em 2016, terá pedra fundamental lançada em 2015. “A produção será inteiramente responsabilidade da Foton China e quando isso acontecer nossa empresa ficará com toda a comercialização”, explica Luiz Carlos.
Já no ano que vem a Foton Aumark Brasil espera a comercialização de dois mil veículos no País. Contudo, no médio prazo, para mais três anos, a marca espera abocanhar 15% do mercado nacional de veículos leves. É, sem dúvida, uma marca que merece muita atenção. A empresa é nova na China, foi criada em 1996, mas já vendeu mais de três milhões de veículos e, só no ano passado, chegou à marca de um milhão de veículos comercializados.
O caminhão tem jeito e cara de chinês, mas seu propulsor é velho conhecido dos brasileiros: o engenho é um Cummins ISF 2.8, com intercooler e sistema de injeção eletrônica Common Rail Bosch. As potências serão de 105 cv para o semileve de 3,5 toneladas, 140 cv para o modelo de 6,5 toneladas e 150 cv para o maior, de 8,5 toneladas. Este último, por ser importado, não pode contar com a ajuda financeira do Finame, mas, de acordo com Luiz Carlos, não está descartada uma parceria com alguma forte instituição financeira chinesa que poderá oferecer taxas nas mesmas condições.

Fonte: Brasil Caminhoneiro

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