Posição do governo federal pode ser decisiva nos rumos da Shacman no Brasil



A Shacman anunciou hoje na Fenatran o lançamento de cinco veículos desenvolvidos especialmente para o mercado brasileiro, sendo três cavalos mecânicos e dois caminhões chassi, com foco no segmento rodoviário e fora de estrada (off road). Mas o recente aumento da alíquota do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) esfriou os planos de investimento no Brasil, principalmente o início da construção da primeira fábrica da Shacman no Brasil.
“No meio do processo de implantação, veio o aumento do IPI. É claro que há alterações no planejamento de qualquer empresa. Foi alegado pelo governo federal que isso se tratou apenas de uma proteção à indústria brasileira, e não de uma barreira aos estrangeiros. O governo acena com uma regra de transição para aqueles que querem produzir no Brasil. E estamos esperando que essas regras sejam postas, para redefinirmos nosso planejamento”, disse Rodrigo Teixeira, Diretor Executivo da Shacman.
Teixeira enfatizou que a empresa (e seus investidores chineses e brasileiros) ainda apostam no mercado nacional. “A decisão de produzir e construir no Brasil está tomada. Isso não afetou, principalmente, o respeito dos nossos investidores pelo mercado brasileiro”, diz o executivo da fabricante chinesa.
Os caminhões

A Shacman trabalha há seis anos no desenvolvimento de seus caminhões para o mercado brasileiro, e investiu nesse período cerca de US$ 20 milhões em desenvolvimento do produto. Enquanto a fábrica no Brasil não ficar pronta, os caminhões saem da linha de produção da chinesa ShaanxiAutomobileGroup.
O carro-chefe do estande na Fenatran é o TT 420 6×4, idealizado para tracionar composições duplas, como bitrens. Há ainda os cavalos mecânicos TT 385 6×4 e TT 385 4×2. Na linha de caminhões chassi, está exposto o LT 385 6×4 (Cabina e Chassi) e o DT 385 6×4 (Basculante), e voltados para aplicações em construção, mineração, transporte de cana e madeira.
Vendas e pós-vendas
“Começamos a comercializar oficialmente a partir de 1º de janeiro de 2012. Já temos um Centro de Distribuição de Peças em Recife/PE (que aguarda a chegada de peças da China) e um centro logístico de peças em Boituva/SP. A partir de janeiro, sete concessionárias começarão a operar nas cidades de Recife/PE, Natal/RN, Fortaleza/CE, Boituva/SP, São Paulo/SP, Santos/SP e Rondonópolis/MT. Teremos uma oitava revenda em Santarém/PA, prevista para funcionar em meados de 2012”, resume João Capussi, diretor comercial.

Fonte: Brasil Caminhoneiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário